Um blog de gente´pykena, feito para gente Grande.







sexta-feira, 13 de maio de 2011

História do Rock.

 Elvis Presley e o rock
Elvis Presley: símbolo máximo do rock.


Bom pessoal tava devendo uma postagem a um amigo sobre Rock então vamos ver no que Da.
Origem do rock
Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (década de 1950). Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock eram o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez  num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.
É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.

O rock nos anos 60: rebeldia e transgressão
Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempos: The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.
A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones.
No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Anos 80: um pouco de tudo no rock
A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police.
Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores.
Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna

O Rock no Brasil
O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.
Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional: Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.
. Os instrumentos mais comuns no rock and roll são uma ou duas guitarras elétricas (uma base e outra solo), um contrabaixo (depois de meados dos anos 1950, um baixo elétrico) e uma bateria[3]. Nos primórdios do rock and roll, entre o final dos anos 1940 e início dos anos 1950, também se utilizava o piano ou o saxofone frequentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplantados geralmente pela guitarra a partir da metade dos anos 1950.A batida é essencialmente um blues boogie-woogie com um contratempo acentuado, este último quase fornecido por uma caixa clara[4]. A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único. Muito além de ser simplesmente um gênero musical, o rock and roll - como visto nos filmes e na televisão, e de acordo com a mídia que se desenvolvia àquela época - influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Ele começou a gerar vários sub-gêneros - muitas vezes sem o contratempo característico originário- que são mais propriamente chamados simplesmente Rock.

O Rock

Tudo o que eu poderia dizer sobre o Rock em minha vida com certeza já foi dito por milhões de pessoas então vou tentar ser o menos clichê possível.

Para mim o Rock é responsável pelos grandes momentos da música mundial, pena que são momentos que não podemos mais viver com tanta freqüência .
Não sou saudosista a ponto de falar que só o que é antigo é bom mas sinceramente quanto tempo faz que você ouve algo novo capaz de arrepiar seu corpo , emocionar a ponto de você e a musica se tornarem um só? O verdadeiro Rock é isso!


O Rock é para mim o ponto que nossos olhos não conseguem enxergar e só ele nos leva a lugares que nunca chegaríamos sozinhos.
A gente uma curiosidade dia 13 de julho de 2010 mas Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, há exatamente 25 anos promoveu o Live Aid. O concerto beneficente era em prol das vítimas da fome na Etiópia, na África, e foi realizado em Londres e na Filadélfia, nos EUA, simultaneamente. Era 13 de julho e, de 1985 para cá, essa data ficou conhecida como o Dia Mundial do Rock.

Mas depois de 50 anos de seu surgimento podemos dizer que o Rock teve grandes representantes e que são até hoje referenciais para quem ainda sonha em sem um RockStar.
Eu particularmente gostaria de ter vivido os anos 50 para ter curtido o grande momento do Rock onde Elvis Presley considerado pela maioria e por mim o Rei, inaugurou e deu sua contribuição musical ao mundo fazendo dele o representante mais lucrativos até hoje.


O Rock passou por muitas vozes,guitarras mas é incontestável que sua história é marcada por alguns que fizeram o mundo se emocionar com suas canções e solos e que até hoje a cada bar de Rock tem uma banda tentando reproduzir com fidelidade.



Quenn, Black Sabbath , Led Zeppelin, Rolling Stones , Bob Dylan , BB king, Pink Floyd , Iron Maiden,The Beatles, Kiss, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry, AC/CD , The Doors , Credence Clearwater Revival e entre outros que vieram são sem dúvida o que a música mundial tem de melhor. 
 Hoje o Rock vive tempos de escassez talvez porque a maioria esquece que rock é alma, coração. Nem que reuníssemos em uma só banda os melhores músicos atualmente não chegaríamos nem perto da onde eles chegaram porque eles não são os melhores , são gênios!

Este post é uma homenagem aos roqueiros e roqueiras de plantão que carregam a rebeldia e a libertação do rock nas veias. Não importa a vertente, a época ou o lugar, o rock and roll alimenta nossas almas e nos deixa mais felizes. :D Parabéns para nós!


Especialmente criado para o meu amigo Halex, ele gosta muito de rock e a banda preferida dele e LINKIN PARK.
Halex com carinho pra você.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ops dorei do ''PESSOAS COMO EU'' kkkk vlw precisa tamo ai bjs♥

    ResponderExcluir
  3. Po... Parabéns, finalmente uma postagem de alguém que realmente entende e goste de rock pelo visto, mas invés de Madonna e Michael Jackson, você deveria colacar imagem como a do Jimmy Hendrix, Slash e Fred Mercury, sacas... kkkkkk
    mas ficou muiiito legal!

    ResponderExcluir